domingo, 12 de setembro de 2021

 9 de setembro às 11:43

 
REFLETINDO… (43)
SABER OUVIR
Saber ouvir é muito mais importante que um papagaio numa janela…
Saber ouvir tem a ver com a nobreza do respeito pelo outro. Um respeito que obedece à energia do tempo, para que o outro tenha a possibilidade de entrar, sem pressão e sem medo, no seu interior e extrair daí a verdade que nos deseja transmitir.
Para aqueles que ouvem nesta vibração, sabem que, saber ouvir é um aprender constante; um reajuste de conceitos; uma energia de tolerância, de aceitação, de não julgamento e de amor pelo outro.
Saber ouvir não é sinónimo de vaidade, de individualismo, de protagonismo. Não! Não é e não pode ser. Tem que ser reflexo de humildade, de simplicidade. Do desejo de ver o mundo com outros olhos; com outra tolerância, outro autoconhecimento e autocontrole.
Saber ouvir é sinal que toda a pessoa humana merece a nossa paragem no caminho: o nosso tempo, a receção das suas palavras, das suas preocupações, dos seus medos.
Saber ouvir é estar alerta de quando uma palavra e um gesto nosso, no momento certo, pode ajudar na criação de sorrisos, de esperança, confiança e autoestima.
Luciano Reis
2021-09-08 (Algueirão/Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário